Série de Dicas Nutrição: Não fique carente de nutrientes VI

Ainda se tratando de vitaminas hidrossolúveis, conheça agora mais detalhes sobre o ácido pantotênico e a biotina.

Ácido Pantotênico

Assim como outras vitaminas desse complexo, também é solúvel em água. Sua principal função é participar no metabolismo dos carboidratos, gorduras e proteínas, por ser essencial para a síntese da coenzima A.

Ajuda a controlar a capacidade de resposta do corpo ao stress, atua na produção dos hormônios supra-renais e na formação de anticorpos. Gema de ovo, fígado, rim e leveduras são consideradas excelentes fontes. Já o brócolis, carne magra, leite desnatado, batata doce e melados são considerados fontes fracas desse ácido.

Por ser amplamente distribuída nos alimentos, são raros os relatos de deficiência dessa vitamina no homem. Os sintomas de deficiência incluem a fadiga, má produção de anticorpos, cãibras musculares, dores e cólicas abdominais, insônia e mal-estar geral.

Biotina

É também chamada de vitamina H e facilmente absorvida no intestino. Uma dieta rica em ovos crus pode levar a uma deficiência em biotina, já que a proteína avidina, presente em ovos crus, inibe a ação da biotina, evitando a sua absorção normal no intestino. A excreção da biotina pode ser fecal ou urinária, sendo a última, a mais comum.

Ela pode ser sintetizada pela flora intestinal, podendo ser armazenada em pequenas quantidades no fígado e rins. A falta dessa vitamina produz sintomas como palidez na pele e mucosas, descamação cutânea, cansaço, dores musculares e falta de apetite.

São consideradas boas fontes o gérmen de trigo, fígado, rim, gema de ovo, cogumelos, banana, melancia, morango e levedo. Leite, peixes, nozes e farinha de aveia são fontes moderadas dessa vitamina.

Na próxima semana, traremos todos os detalhes sobre a vitamina B12. Confira!

Adriana Lopes Peixoto – Coordenadora de Marketing e Vendas da A.S.Sistemas

Renata Gomide – Consultora Nutricional do Dietpro