Quatro Atitudes para Termos Rins Saudáveis

Os rins são conhecidos como o filtro do nosso corpo e são considerados um dos principais órgãos do nosso organismo. Eles limpam o sangue, eliminam toxinas e permitem o funcionamento correto dos outros órgãos, por isso devemos cuidar muito bem deles. Diante disso, vamos conhecer 4 atitudes simples que nos auxiliam na manutenção saudável desse valioso órgão:

  1. Fique de bem com a balança

O excesso de peso contribui para o surgimento de doenças crônicas não transmissíveis como hipertensão arterial e diabetes, que são consideradas dois fatores desencadeantes da doença renal cônica. Assim, é importante manter-se no peso adequado (IMC nos parâmetros saudáveis) para um bom funcionamento dos rins.

  1. Tenha uma alimentação equilibrada e saudável

Comer carne em excesso sobrecarrega os rins. Assim, equilibre sua dieta, substitua uma parte dessa carne por vegetais e grãos integrais. Essa mudança fará bem aos rins, poderá ajudá-lo perder peso e reduzir a pressão arterial. É também importante aumentar a ingestão de cereais integrais, vegetais frescos e crus, frutas e legumes, esses alimentos contém alto teor de vitaminas, fitoquímicos e antioxidantes que auxiliam no funcionamento dos rins.

Outro fator importante é a escolha de alimentos com menores teores de sódio, ação que poderá ser realizada observando a quantidade desse mineral nos rótulos dos alimentos. Uma dica para diminuir a quantidade de sódio é substituir parcialmente o sal por ervas e temperos naturais no preparo das refeições.

Além disso, evitar produtos muito açucarados e/ou com açúcares refinados (doces, refrigerantes, balas e chocolates) pode ser também um hábito saudável aos rins, pois estes aumentam bruscamente os níveis glicêmicos, representando uma ameaça para essa parte do corpo.

  1. Beba água sempre

Das funções dos rins, a principal é a filtração das toxinas do sangue que são eliminadas do organismo por meio da urina. Para isso, é necessário beber bastante água para que seus rins consigam fazer seu trabalho. O consumo insuficiente de água podem resultar em pedras nos rins e a doença renal crônica. Por isso, beba pelo menos 2 litros de água por dia (8 à 9 copos americanos). Para melhorar a sua hidratação, adicione em sua alimentação algumas frutas e legumes que contém mais de 90% de água em sua composição como, melancia, abacaxi, maçã, mamão, laranja, pepino, abobrinha e tomate.

  1. Hábitos saudáveis

Todas as toxinas são removidas do corpo pelos rins. O uso de cigarro, de bebida alcoólica ou de drogas proporcionam um aumento dessas toxinas no organismo, sobrecarregando os rins. O cigarro, em especial, aumenta a pressão arterial elevando o risco de desenvolver uma doença renal crônica.

Como medida preventiva sugerirmos a prática regular de atividade física, pois este hábito de vida diminui o risco de desenvolvimento de hipertensão e diabetes, além de melhorar o processo de filtragem dos rins.

Sendo assim, adote medidas simples para evitar o desenvolvimento de futuras doenças, afinal a prevenção é o melhor remédio.

 Renata Gomide – Consultora Nutricional do Dietpro