O mundo da soja

Herb-infused Oils — Image by © Steve Lupton/Corbis

A soja é um grão muito versátil que dá origem a produtos e subprodutos muito utilizado pela agroindústria, indústria química e de alimentos. Na alimentação humana, a soja é matéria-prima para vários produtos, como embutidos, chocolates, temperos para saladas, óleos entre outros (Embrapa- Soja).

Possui em sua composição diversos compostos, alguns nutrientes como: tocoferóis, ácido ascórbico, fosfolipídios, fitoesterois dentre outros. Também é composta de alguns componentes que não apresentam valor nutricional e alguns que são considerados tóxicos, como polifenólicos, fitatos, inibidores de proteases, lectinas. E segundo Mandarino (2008) esses fatores antinutricionais podem afetar o bom funcionamento do organismo.

A Sociedade Brasileira de Endocrinogia e Metabologia enfatiza que o consumo de soja vem crescendo a cada dia e o seu crescimento ficou ainda mais evidente após a aprovação da rotulagem de alimentos com soja como protetores para doença coronariana pelo Food and Drug Administration (FDA), em 1999. E a partir deste crescimento aumentaram também os questionamentos sobre o consumo de soja e a relação com o equilíbrio da função tireoidiana, afirma a Dra. Tânia Bachega, Endocrinologista e docente da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Bachega alerta que estudos in vitro demonstraram que os fitoestrógenos presentes na soja, além de diminuírem a ação periférica dos hormônios tireoidianos, também afetam a sua síntese por inibição da tireoperoxidase, uma enzima chave na síntese dos hormônios tireoidianos. Eles induzem ainda a proliferação dos tireócitos, predispondo ao hipotireoidismo e bócio”, explica. “É muito discutida a hipótese de que a ingestão da soja por indivíduos predispostos ao desenvolvimento de doença tireoidiana poderia desencadear ou acelerar a evolução para franco hipotireoidismo”, acrescenta a especialista.

A soja também pode ser consumida na forma de óleo e este é composto por ácidos graxos monoinsaturados que se apresentam positivos na alimentação quando são respeitadas as quantidades recomendadas.

Para muitas pessoas o extrato hidrossolúvel de soja popularmente conhecido como “leite” de soja pode substituir o leite de vaca devido à intolerância ao leite bovino ou mesmo por questão de preferência. A substituição do leite de vaca pelo de soja seria perfeita nutricionalmente falando, quando se referisse apenas à quantidade de proteína, porém ao considerarmos a quantidade dos micronutrientes, como por exemplo o cálcio, o “leite” de soja não se torna adequado substituto. (CASÉ et al, 2005). Isso, quando este não é industrialmente enriquecido.

Mas uma vez é importante ressaltar que o consumo de qualquer alimento, seja ele in natura ou industrializado, deve ser realizado com cautela e levando em consideração o estado nutricional dos pacientes. Pode parecer uma repetição ou até mesmo uma frase pronta, mas o fato é que seja da soja, ou de qualquer outro alimento que contenha soja, o consumo tem sido realizado de forma inadequada. Existem atualmente diversos produtos a base de soja, inclusive para o público infantil, as empresas alimentícias estão massificando essa ideia. A alerta deve ser redobrada aos que apresentam problemas ou predisposições a distúrbios tireoidianos.

E você profissional de nutrição e saúde o que tem a dizer sobre este assunto! Qual é a sua opinião perante a este tema? Compartilhe conosco as suas experiências.

Referencias Bibliográficas

CASE, F.; DELIZA, R.; ROSENTHAL, A. Produção de ‘leite’ de soja enriquecido com cálcio. Ciênc. Tecnol. Aliment., Campinas, v. 25, n. 1,Mar. 2005.

EMBRAPA, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Soja. Disponível em: www.cnpso.embrapa.br. Acesso em 28 de maio de 2013.

Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Alimentação e Tireoide. Disponível em: www.endocrino.org.br/alimentacao-e-tireoide. Acesso em: 28 de maio de 2013.

MANDARINO, J. M. C. Compostos antinutricionais da soja: Caracterização e propriedades funcionais. IN: Neuza Maria Brunoro Costa; Carla de Oliveira Barbosa Rosa. (org.). Alimentos funcionais Benefícios para Saúde. 1 ed.. Viçosa: Editora UFV, 2008, p. 55-79.

Adriana Lopes Peixoto – Consultora Nutricional da A.S.Sistemas

Marceli Almeida Mendonça – Estagiária de Nutrição da A.S.Sistemas

Fonte da imagem: 

Para finalizar a nossa série de Mitos e Verdades, no próximo post falaremos sobre a Manteiga X Margarina, aguardem.