É tempo de festa junina

May 1998, Asheville, North Carolina, USA — Square dancers entertain a crowd at the Ramp Festival in Asheville, North Carolina. — Image by © Owen Franken/CORBIS

Viva as guloseimas de São João

As festas juninas são tradicionais desde o século IV nos países católicos, principalmente da Europa. O primeiro nome foi “joaninas” em homenagem a São João, cujo dia é 24 de junho, porém com o passar dos anos outros santos foram também recebendo homenagens como Santo Antônio no dia 13 e São Pedro no dia 24 (RGNutri).

O mês de junho vem recheado de danças, superstições, adivinhações, crendices, fé e muita animação e, junto com isso tudo tem as comidas típicas saborosas, que na maioria das vezes são bastante calóricas. Para reduzir as calorias das preparações e amenizar a “culpa” do consumo deste alimentos, elaboramos algumas dicas de substitutos de alguns ingredientes para tornar a sua festa junina mais saudável e menos calórica.

Para preparações como arroz-doce, bolo de fubá e canjica podemos substituir o leite integral por um do tipo desnatado e se preferir, trocar o açúcar comum pelo adoçante de forno. Nos alimentos que levam margarina, creme de leite e leite condensado opte pela versão light, isso já ajuda a reduzir parte das calorias das preparações. Faço o mesmo para as receitas que utilizam margarina, opte também pela versão light. Agora no caso de preparações a base de farinha de trigo, troque metade da farinha de trigo branca pela integral e adicione mais fibras nos quitutes juninos. Mais ainda assim é importante lembrar que a qualidade do alimento é importante, porém não podemos nos esquecer da quantidade.

Para as bebidas como chocolate quente o ideal é trocar o achocolatado por cacau puro e quando não for possível use pelo menos o achocolatado light. O quentão também pode ficar menos calórico, basta trocar o açúcar pelo adoçante de sucralose, isso não altera o sabor e ajuda a reduzir as calorias.

Agora, se não tem como alterar a composição dos alimentos, opte em reduzir a quantidade consumida. O ideal é que você não vá as festas com muita fome, tente realizar uma refeição mais leve em casa antes de sair.

Com moderação é possível participar das festas sem alterar o peso e para ajudá-los ainda mais, lembramos que quanto mais dançar, mais calorias poderão ser perdidas.

Adriana Lopes Peixoto – Consultora Nutricional da A.S.Sistemas

Marceli Almeida Mendonça – Estagiária de Nutrição da A.S.Sistemas

Fonte da matéria:<http://www.rgnutri.com.br>

Fonte da imagem:<http://www.corbisimages.com>