Dicas Nutricionais para Manter a Pressão Arterial Sob Controle

A hipertensão arterial, popularmente conhecida como pressão alta, ocorre quando há um aumento dos níveis de pressão sanguínea, sendo considerada alta nas medições acima de 12 por 8 (120 por 80 mmHg). Segundo o Ministério da Saúde, essa doença atinge cerca de 30% da população adulta brasileira, sendo mais prevalente em pessoas na terceira idade. Embora não tenha cura, pode ser controlada e evitada com algumas mudanças de hábito de vida, dentre eles o alimentar. Diante disso, elaboramos algumas dicas e orientações nutricionais para manter a pressão arterial sob controle. Confira.

Fuja do sal e temperos industrializados: o consumo em excesso de sal e sódio são uns dos principais fatores ricos de doenças cardíacas, incluindo hipertensão. Assim, dê preferência a temperos naturais como alho, alecrim, manjericão, salsa, coentro, cebola, cebolinha, orégano e limão. Evite também os enlatados (molhos de tomate, azeitonas, picles e salsicha), os embutidos (linguiça, mortadela, salame, apresuntado e calabresa) e os salgados (carne-seca, toucinho, bacon e defumados).

Diminua a ingestão de gorduras: Essa é uma atitude que no geral nos protege de várias doenças, especialmente as do coração. Prefira os leites desnatados e os queijos brancos (baixo teor de gorduras), e por ser fonte de cálcio, ajudam também a diminuir a pressão sanguínea e a eliminar o excesso de sódio do organismo. Evite também o consumo de carnes gordas e frituras.

Consuma mais potássio: Esse nutriente age como natriurético, atuando na eliminação do sódio e na redução do inchaço corpóreo. Boas fontes desse componente são o inhame, o feijão-preto, a lentilha, a abóbora, a cenoura, a chicória, a couve-flor, o espinafre, a vagem, a banana, o mamão, o maracujá e o abacate.

Inclua o magnésio em sua alimentação: o magnésio é ótimo para o bom funcionamento cardiovascular. Tem papel fundamental na vasoconstrição e vasodilatação das artérias e veias, contribuindo para o controle da pressão sanguínea e redução do inchaço corporal. Sendo assim, inclua em seu cardápio alimentos como couve, salsa, alho, espinafre, gérmen de trigo, pão integral, nozes e amêndoas.

Viva mais é melhor com ômega 3: No que diz respeito ao controle arterial pode-se afirmar que o ômega 3 é mais do que protagonista. Esse desenvolve um importante papel na redução da pressão arterial, evitando a agregação plaquetária, reduzindo as taxas sanguíneas de triglicerídeos, de colesterol total e o LDL, bem como no aumento do HDL. Por este motivo, faça uso pelo menos 2 vezes por semana de sardinha, atum ou salmão, além do consumo diário de semente de linhaça e azeite de oliva).

 Previna arritmias cardíacas: As arritmias são alterações do ritmo cardíaco, tanto para uma frequência mais alta (taquicardia) quanto para menor (bradicardia). Em ambas há o risco de surgimento de outras doenças cardiovasculares, como infarto, AVC e morte súbita. Controle seus batimentos cardíacos evitando alimentos estimulantes como chá preto, café, chá-mate, guaraná natural, refrigerantes à base de cola e cappuccino.

Fique atento ao que consome: Para se informar sobre a quantidade de sódio que está ingerindo leia sempre os rótulos dos alimentos industrializados. Para os adultos a recomendação de ingestão desse nutriente é de até 2 g/dia (2.000 mg/dia).

Somadas a essas dicas alimentares temos medidas que são excelentes aliadas no controle dos níveis arteriais e na promoção da qualidade vida. Duma bem, fuja das dietas da moda, faça exercícios regularmente, não fuma e reduza a ingestão de álcool.

E, é claro, não poderíamos deixar de falar da prevenção. Faça exames regulares e, pelo menos, uma vez ao ano realize a aferição de sua pressão arterial. A prevenção é sempre o melhor remédio.

Renata Gomide – Consultora Nutricional do Dietpro