Dia mundial do coração: viva as emoções

É comemorado no dia 29 de setembro o dia mundial do coração, este surge para conscientizarmos da importância que tem este órgão em todo processo vital do indivíduo. Em 2008, segundo a OMS, as doenças do coração foram a principal causa de morte, deixando para trás os derrames e as doenças pulmonares obstrutivas crônicas.

Existem várias causas para a ocorrência das doenças cardiovasculares, dentre elas podemos citar: tabagismo, sedentarismo, hábitos alimentares não saudáveis (o que inclui alta ingestão de gorduras saturadas e trans), além, da obesidade que é considerado um dos principais fatores de riscos associados a incidência e prevalência de enfermidades cardíacas.

Existem inúmeras ações que podem ser realizadas para a redução das chances da ocorrência de obesidade, o que consequentemente diminui as chances de problemas cardiovasculares. Um estilo de vida saudável, sem stress, associado a prática de atividade física regular, alimentação balanceada (sem excesso de gordura, sal e açúcar), e a realização de exames de rotina anualmente são algumas das principais estratégias que podem ser adotadas.

Diante da magnitude deste problema de saúde pública é importante o aprimoramento de toda equipe de saúde, e pensando neste objetivo estamos trabalhando no desenvolvimento de um novo curso Obesidade: Aspectos Metabólicos e Nutricionais. Nele veremos como um profissional de saúde deve reconhecer e proceder perante a um paciente com tal diagnóstico e como deverá ser conduzida a qual é a terapia nutricional.

Adriana Lopes Peixoto – Coordenadora de Marketing e Vendas da A.S.Sistemas

 Marceli Almeida Mendonça – Estagiária de Nutrição da A.S.Sistemas