Desvendando alguns mitos da nutrição: O ovo

Eggs — Image by © RG Images/Stock4B/Corbis

Aproveitando a reportagem que foi vinculada na mídia no último domingo (19/05/2013), a qual deixou vários profissionais da área de nutrição assustados com a colocação da nutricionista entrevistada, decidimos então, trabalhar nos próximos artigos do blog alguns assuntos abordados na reportagem e que, por uma parcela significante do meio acadêmico e científico, foi alvo de críticas e de muita indignação.

Neste primeiro post falaremos sobre as principais características químicas e nutricionais do ovo. Mas, antes de falarmos de algumas dessas características é importante ressaltar que nenhum alimento pode ser considerado como o único, o ideal e de consumo liberado, tudo de maneira demasiada pode ser prejudicial a saúde. Proporcionalidade, Variedade e Moderação são sempre as melhores recomendações.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (2013) o ovo é um alimento altamente nutritivo, rico em vitaminas e minerais, sendo fonte de gorduras saturadas e colesterol. A quantidade de colesterol no ovo pode variar de 50 a 250 mg, dependendo do seu tamanho. Atualmente, a recomendação de consumo deste alimento é bem restrita, assim como o de colesterol, cuja recomendação diária é de até 300 mg, porém novas pesquisas indicam que é aceitável o consumo diário de um ovo na situação em que outros alimentos ricos em colesterol forem limitados da dieta.

É sempre importante lembrar que  a recomendação de ingestão de qualquer alimento deve ser realizada segundo o estado nutricional, faixa etária, nível de atividade física e estado de saúde geral do paciente. Não se pode generalizar que determinado alimento tem um número x de consumo, sem antes levar em consideração a qual paciente a recomendação se destina. Fica então a dica.

No próximo artigo falaremos sobre os mitos e verdades do chocolate, Aguardem.

Adriana Lopes Peixoto – Consultora Nutricional da A.S.Sistemas

Marceli Almeida Mendonça – Estagiária de Nutrição da A.S. Sistemas

Fonte da Imagem: www.corbisimages.com