Conheça a importância do café da manhã

Expressões como “não saia de casa sem comer” e “o café da manhã é a refeição mais importante” sempre foram repetidas pelas mamães, que tinham toda razão para fazer o alerta. Com a correria do dia a dia, muitas pessoas “pulam” o café da manhã, ou comem no caminho do trabalho, escola, ou de qualquer outro compromisso, sem se preocuparem com a qualidade e quantidade do que está ingerindo. Entretanto, esse costume traz diversos problemas à saúde.

Muitas acreditam que não comer pela manhã, pode ajudar na dieta, mas isso não é verdade porque o organismo entende o jejum como uma situação de privação, então economiza e armazena energia em forma de gordura para outros momentos que considera prioritários, como as funções vitais do corpo: respiração, coração, cérebro, tornando o metabolismo mais lento.

Pessoas que passam longos períodos de jejum acabam ingerindo mais tarde uma maior quantidade de calorias, sobrecarregando uma única refeição, tendo como consequência o aumento do peso. Aqueles que consumem café da manhã costumam manter uma dieta saudável ao longo do dia e são mais ativos fisicamente do que os que pulam a refeição. Quem mantém esse hábito diário ganha menos peso e tem IMC (índice de massa corpórea) menor do que os que não tomam. Não tomar café da manhã acaba aumentando a fome, levando o indivíduo a comer um volume maior no almoço, exagerando na gordura e nas calorias. Na verdade, o que favorece o emagrecimento é manter uma alimentação balanceada, a começar pelo café da manhã, e comer a cada 3 horas.

Além disso, o café da manhã é uma boa oportunidade de consumir cereais integrais, já que, em muitos casos, não estão disponíveis nas outras refeições, feitas geralmente fora de casa. As fibras aumentam a sensação de saciedade e agem diretamente no controle do colesterol e da glicemia em pessoas diabéticas.

Não faz diferença no metabolismo o horário em que a fibra é ingerida, mas, no café da manhã, comem-se alimentos ricos em fibras solúveis, e são elas que têm o efeito no controle do colesterol e dos picos de hiperglicemia em quem tem diabetes.

O café da manhã deve ser completo, com proteínas, vitaminas, minerais e carboidratos. E comer bem logo cedo, traz inúmeros benefícios, tais como:

  • Fornece energia e disposição para praticar exercícios físicos,
  • Evita a perda de massa muscular,
  • Evita exageros na hora do almoço,
  • Evita a fome ao longo do dia,
  • Ativa o nosso metabolismo,
  • Evita o depósito de gordura localizada e
  • Ajuda nas atividades intelectuais.

Dicas para ter um bom café da manhã:

  • Combine os alimentos, com diferentes perfis de nutrientes.
  • Não deixe de consumir bebidas a base de leite, mesmo que você não goste muito de tomar leite de manhã, tome um iogurte ou outro tipo de bebida que derivada deste produto; assim fará o seu dia bem melhor.
  • Dê preferência a alimentos como pães integrais, aveia em flocos, frutas, sucos de frutas e vegetais misturados. Tudo isso para nos dar mais energia para o dia que começa, além dos outros inúmeros benefícios.

Evitar o café da manhã diminui a memória, raciocínio, concentração e atenção. E sabe-se que o jejum por mais de 10 horas leva a hipoglicemia, fraqueza, fadiga, levando até mesmo ao mau humor. Além de favorecer o ganho de peso, que diminui a autoestima e causa doenças cardíacas. Portanto, não faltam motivos para incrementar o café da manhã e usufruir os benefícios que a adoção deste hábito alimentar traz à saúde.

Everton Oliveira – adaptado por Isadora Martins, consultora nutricional do Dietpro