Já parou para pensar como recebe, recepciona ou acolhe os seus pacientes? Já pensou que isso pode estar diretamente relacionado aos resultados e fidelização de seus pacientes?
Pois bem, às vezes, decorrentes da correria do dia a dia, não damos conta destes pequenos mas importantes detalhes que também fazem parte do atendimento nutricional. E, não é de hoje que a necessidade de oferecer um atendimento de qualidade e personalizado se tornou inevitável, em todos os segmentos que envolvem a prestação de serviços, ainda mais na área da saúde onde a habilidade humana deve ser crucial.
As equipes de gestores, médicos, enfermeiros e demais profissionais devem estar preparadas para melhorar a qualidade do atendimento, tornando-o mais humano e próximo das expectativas e necessidades dos pacientes. E na nutrição isso não é diferente.
As instituições e profissionais de saúde que ainda insistem em tratar os pacientes somente como número certamente não sobreviverão. O trabalho por trás da melhora na qualidade do atendimento envolve saber informar, orientar, acompanhar e acolher. E todo este processo está diretamente relacionando ao sucesso da recuperação do paciente e consequentemente à adesão ao tratamento.
Então fica a dica:
– Sempre chame o paciente pelo nome;
– Sempre recebê-lo de pé, realizar os cumprimentos formais e conduzi-lo ao local de atendimento (mesa ou sofá);
– Ao final do atendimento acompanhe-o até a porta.
Espero que essa dica tenha sido útil.
Adriana Lopes Peixoto – Nutricionista