Atendimento Coaching: uma abordagem diferencial nas consultas nutricionais

Existe atualmente uma forte preocupação entre os nutricionistas com relação à baixa adesão de seus clientes ao tratamento. Além disso, os clientes estão cada vez mais exigentes e vêm demonstrando necessidades e formas de pensar e agir bem diferentes entre si, dificultando o atendimento deste profissional de saúde.

Diante disso, surgiu um novo conceito de atendimento, o coaching nutricional. O coach é um trabalho de autoconhecimento e autoconsciência, baseado em um programa personalizado no qual o nutricionista trabalha através de uma conversa estruturada, dotada de técnica e metodologia, que leva o cliente a atingir seus objetivos por meio de metas claras, análises profundas e implementação de planos de ações detalhados, a fim de melhorar a sua qualidade de vida e saúde.

O nutricionista que presta serviço como o coaching nutricional não é focado no cardápio propriamente dito mas, sim, em criar estratégias que melhorem o comportamento alimentar, e que sejam completamente adaptadas à rotina e às característica do cliente, tendo um olhar mais profundo sobre as reais necessidades e motivações do paciente.

O primeiro passo para o atendimento de coaching é a consulta nutricional. Todas as informações referentes ao estilo de vida, horários, hábitos familiares, objetivos e entraves devem ser solicitadas e analisadas para que o trabalho seja elaborado de forma a conseguir atingir o máximo dos objetivos traçados. Assim, este serviço precisa ser construído ao longo das consultas, pois quando mais o cliente fala sobre sua rotina, seus anseios e metas, mais o nutricionista o conhece e assim consegue apresentar soluções viáveis para as questões alimentares.

Deste modo, para que o serviço de coaching seja prestado com qualidade e eficiência é necessário que o nutricionista adote em sua rotina de atendimento pelo menos 5 atitudes:

  • Saber ouvir as necessidades de seus pacientes;
  • Conseguir descobrir o que é realmente importante para seu paciente;
  • Estimular o trabalho em conjunto para modificar comportamento alimentares com base em seus objetivos e estilo de vida;
  • Auxiliar o paciente no rompimento de obstáculos inevitáveis ao longo do caminho para o sucesso;
  • Tornar paciente autossuficiente, responsáveis pelas suas escolhas.

Assim, essa nova conduta nutricional engloba mudanças de pensamentos com relação ao processo de alimentação, e quando o cliente tem a opção de personalização, cria responsabilidade sobre o plano, portanto, seu empenho e desempenho aumentam e, consequentemente as chances de resultado positivo.

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Renata Gomide – Consultora Nutricional do Dietpro.