Amaranto e seus benefícios nutricionais

Cultivado como um alimento sagrado há mais de 2.000 anos pelas civilizações Astecas, Maias e Incas, o amaranto vem se destacando entre os nutricionistas e na mesa dos brasileiros devido ao seu excelente perfil nutricional e funcional.

Comercializado na forma de flocos, farinha ou sementes, o amaranto é muito versátil, pode ser consumido com frutas e iogurtes, como ingrediente de pães, bolos e doces, além de ser incorporado em sopas, feijões, arroz, saladas, vitaminas e sucos, tornando as preparações mais nutritivas e saudáveis.

Este pseudocereal apresenta proteína de alto valor biológica, sendo rico em lisina, um aminoácido essencial dificilmente encontrado em outros cereais. Isto o torna uma ótima opção para atletas e esportistas armadores, pois estimula a recuperação e o ganho de massa magra, e para crianças e idosos em fase de crescimento.

Por possuir uma grande quantidade de fibras, auxilia no funcionamento do intestino, no controle da glicemia e proporciona a saciedade, contribuindo assim para a perda de peso. Também apresenta ácidos graxos insaturados, como o linoléico, que é tido como uma gordura saudável uma vez que seu consumo está relacionado a menores taxas de doenças cardíacas, devido aos seus efeitos benefícios na redução dos níveis de lipídios séricos.

Ainda auxilia a prevenção de osteoporose, por ser rico em cálcio, sendo indicado para pessoas com intolerância à lactose.

Uma propriedade particular do amaranto, é a grande concentração de esqualeno em sua composição, substância somente encontrada em quantidades significativas nos óleos de fígado de animais marinhos, que tem ação antioxidante, no combate aos radicais livres, aumento da oxigenação do metabolismo e fortalecimento da membrana celular, auxiliando na melhora do sistema imunológico.

Um ponto interessante é que o amaranto não contém glúten, que o torna uma opção para os celíacos e pessoas com intolerância ao glúten.

O amaranto pode ser consumido todos os dias, porém, é preciso ficar atento aos excessos, já que é rico em fibras pode aumentar a movimentação do intestino tendo assim uma ação laxante. Assim, é recomendado consumir 2 à 3 colheres de sopa/dia.

Diante de suas propriedades nutricionais e seus benefícios ao organismo vale a pena consumir esse grão.

Renata Gomide – Consultora Nutricional do Dietpro