Alimentação e câncer de mama: saiba quais alimentos auxiliam na prevenção desta doença

O mês de outubro é dedicado ao combate mundial contra o câncer de mama, doença que afeta principalmente as mulheres, e segundo estatísticas vem aumentado sua prevalência em todo mundo. Sendo assim, elaboramos uma matéria sobre alimentos que contribuem para o combate de tal mal. Vale a pena conferir!

O câncer é definido como uma doença de múltiplas causas, caracterizada pelo crescimento descontrolado das células. O surgimento das várias formas de câncer advém de interações de fatores internos e do ambiente, sendo o mais evidente, a alimentação

Existem inúmeras evidências de que o hábito alimentar tem um papel importante nos estágios de iniciação, promoção e propagação do câncer, e acredita-se que cerca de 35% dos diversos tipos de câncer ocorrem em razão de inadequações dietéticas.

Uma pesquisa realizada no Brasil em 2008 observou que existe uma forte associação entre o consumo de frutas e sucos, feijão, leite e derivados com a redução no risco de câncer de mama e, por outro lado, o consumo de carnes vermelhas e de carnes fritas esteve associado ao risco de desenvolvimento desta doença.

Em outra pesquisa se comparou a dieta de mulheres ocidentais com orientais, e foi observado que a incidência do câncer de mama nas ocidentais é maior, isto porquê os hábitos alimentares nos dois hemisférios são bastante distintos:

  • No ocidente, as dietas são caracterizadas pelo baixo aporte de alimentos de origem vegetal, fibras e frutas e alto consumo de alimentos industrializados, ricos em gorduras e sódio.
  • No oriente as mulheres têm hábito de consumir alimentos ricos em fitoestrógenos, como a soja e linhaça, o que podem estar diretamente relacionados com o menor incidência do câncer de mama.

Abaixo segue uma lista de alguns alimentos que auxiliam na prevenção do desenvolvimento dessa doença, fique de olho!

  • Linhaça e soja

    Esses alimentos são ricos em fitoestrógenos, nutriente que possui propriedade similar ao estrogênio produzido naturalmente pela mulher a partir da adolescência. A competição pela ligação com o receptor estrogênico tem indicado ser um mecanismo que pode reduzir o desenvolvimento do tumor, auxiliando dessa forma na prevenção do desenvolvimento de câncer de mama.
  • Frutas Vermelhas

    Além de serem boas fontes de flavonoides, vitamina C e fibras, as frutas vermelhas (uva, framboesa e amora) possuem fitonutrientes anticancerígenos, as antocianinas, que inibem o desenvolvimento de células com potencial maligno, evitando também a formação de novos vasos sanguíneos que podem abastecer o tumor.
  • Cenoura

    O nutriente beta caroteno presente nesse alimento auxilia na proteção do DNA contra a formação de radicais livres, o que está relacionado com o desenvolvimento do câncer em mulheres pré-menopausa.
  • Romã

    Romãs podem ajudar na prevenção contra o câncer de mama pela interação dos compostos do fruto com a enzima aromatase, responsável pela produção de estrogênio e fundamental para o surgimento de células cancerígenas.
  • Brócolis, couve-flor e repolho

    O sulforano, presente nesses alimentos, eliminam substâncias do corpo que podem originar as células cancerosas.
  • Especiarias

    Os polifenóis e antioxidantes que possuem função anti-inflamatória, presentes em algumas especiarias, como pimenta preta e curry, podem atuar na diminuição do aparecimento de células cancerígenas.

 Isadora Martins – Consultora Nutricional do Dietpro