Blog

11
Nov
Tabelas de composição de alimentos: verdade única?

Tabelas de composição de alimentos: verdade única?

Um dos maiores dilemas dos profissionais de nutrição e saúde estão relacionado a uma de suas principais ferramentas de trabalho – as tabelas de composição química de alimentos. Qual profissional que no momento da avaliação nutricional, especialmente durante a investigação dietética e ou prescrição nutricional, não se deparou com dúvidas ou dificuldades relacionadas à seleção de alimentos e ou tabelas de composição de alimentos. Para o profissional recém-formado essa incerteza e insegurança se torna ainda mais evidente.

08
Nov
Avaliação nutricional: saiba como estabelecer o diagnóstico de maneira satisfatória

Avaliação nutricional: saiba como estabelecer o diagnóstico de maneira satisfatória

A avaliação do estado nutricional tem como principal finalidade averiguar o crescimento e as proporções corporais em um indivíduo ou de uma comunidade.

Para a definição ou seleção de métodos para a avaliação do estado nutricional, alguns critérios são necessários, como por exemplo, a determinação de métodos que melhor detectem o problema nutricional que se pretende corrigir no indivíduo ou na população a ser avaliada. Devem-se considerar, ainda, os custos para sua utilização, o nível de habilidade pessoal requerido para aplicá-los adequadamente, o tempo necessário para executá-los, a receptividade por parte da população estudada e os possíveis riscos para a saúde.

01
Nov
Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica - TCAP

Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica - TCAP

O transtorno da compulsão alimentar periódica (TCAP) foi descrito pela primeira vez nos anos 1950 por Stunkard (1959). Contudo, sua elevação à categoria diagnóstica apenas ocorreu em 1994, quando foi incluído no apêndice B do DSM IV (Apa,1994), sob a forma de transtorno que necessita de maiores estudos para melhor caracterização. Assim, desde então, ocorreu um maior interesse em pesquisas nesta área, diferenciando um subgrupo de pacientes obesos com características alimentares específicas (Zwaan,1997). Além disso, parece que os níveis de psicopatologia exibidos pelos pacientes com TCAP estão associados ao número de episódios de compulsão alimentar (Hay, 1998).

23
Out
Como receber o seu paciente?

Como receber o seu paciente?

parou para pensar como recebe, recepciona ou acolhe os seus pacientes? Já pensou que isso pode estar diretamente relacionado aos resultados e fidelização de seus pacientes?

(31)3892 7700
vendas@dietpro.com.br
Rua Verano Faria, 53 Centro
Viçosa MG - 36570000
Close